Pular para o conteúdo principal

Respostas Sinceras #01: O que é o Projeto INSS Digital?


"O INSS Digital é uma nova forma de atendimento no INSS, que consiste na utilização do processo eletrônico, distribuição da demanda mais igualitária entre as unidades e melhoria da interação com os cidadãos.¹"

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) iniciou a implantação do processo eletrônico em 2003, culminando na Lei nº 11.419/2006, que admitiu o processo eletrônico no Poder Judiciário, tornando-se referência para o Processo Eletrônico Nacional (PEN), instituído por meio do Decreto nº 8.539/2015, que instituiu o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo na Administração Pública Federal.


O PEN é composto por três ações: o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Barramento de Integração do SEI (com outras soluções) e o Protocolo Integrado. Estas soluções desenvolvidas pelo TRF4, formam uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.



Até o momento², o SEI está em implantação em 49 instituições e foi implantado totalmente em 58 instituições, inclusive no Ministério do Desenvolvimento Social. No entanto, pode causar confusão a substituição do Sistema Integrado de Protocolo da Previdência Social (SIPPS) pelo SEI, conforme Portaria SPREV/MF nº 6, de 21/7/2017, porém, não esqueçamos que boa parte da estrutura do extinto Ministério da Previdência Social foi assimilada pelo Ministério da Fazenda, inclusive a atual Secretaria de Previdência (SPREV).
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), propagandeia as vantagens da portabilidade, acesso remoto, acesso de usuários externos, controle de nível de acesso, tramitação em múltiplas unidades, controle de prazos, estatísticas da unidade, tempo de processo, pesquisa em todo teor e acompanhamento processual, com apresentação de um sistema intuitivo, estruturado, com boa navegabilidade e usabilidade.

Apesar da comprovada eficiência, eficácia e efetividade do processo eletrônico iniciado no TRF4, bem como a adesão massiva dos órgãos da Administração Pública Federal ao SEI, a maior Autarquia do Poder Executivo Federal não aderiu ao SEI.

Ainda que existam no INSS especificidades na tramitação, análise e conclusão dos processos administrativos, qualquer solução tecnológica deve atender às premissas da Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, cuja internalização ocorreu por meio da Resolução INSS/PRES nº 166/2011.

A falsa ideia de modernização apresentada pelo INSS “digital” também se desmascara na imprevisão, distanciamento e desvinculação do projeto delineado para o Poder Executivo Federal, não é mera coincidência, mas um projeto político estruturado de distanciamento da Instituição da sua característica eminentemente pública e universalista no acesso ao cidadão.

_______________
¹ Extraído de "INSS DIGITAL - Perguntas Frequentes"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oposição sindical classista

Edição nº UM | Março de 2018 O sentimento generalizado de estranhamento às organizações tradicionais, além de uma aguda  crise de representatividade do sistema político, se estende ao movimento sindical , inclusive na nossa categoria. Entre os motivos, para o não-reconhecimento das entidades sindicais como instrumentos para organização e potencialização da luta da classe trabalhadora, está a  opção das direções sindicais em transformar os sindicatos em um clube de serviços e extensão dos escritórios de advocacia . O trabalho de base, há muito tempo, foi abandonado. A “base”, ora tratada como massa de manobra, ora dita culpada da desmobilização e fracionamento das pautas, é lembrada para legitimar as decisões dos grupos que aparelham as entidades e  não consegue se reconhecer nas pautas do movimento . Mandatos classistas (licenças para atuação na direção das entidades sindicais) se perpetuam e  distanciam as direções do mundo do trabalho . C

IMPRESSÕES E CONTEXTUALIZAÇÃO DO XV CONFENASPS

Os vícios da Burocracia Sindical Exacerbados no XV CONFENASPS 1. Os ataques ao serviço público, as crescentes pressões e contradições do mundo do trabalho, os retrocessos das contrarreformas e outros temas possíveis para uma entidade com o histórico combativo da FENASPS, com raríssimas exceções, foram abordados por meio de discursos genéricos e palavras de ordem, num espetáculo lamentável de autoafirmação das mesmas correntes políticas que dirigem a federação há décadas. 2. O fato mais grave, ferindo de morte a democracia sindical, foi a mordaça. Em nenhum dos painéis houve a participação do plenário e, em sua maioria, foram feitos para o dirigente da organização “x” ou “y” soltar berros e receber a ovação da sua bancada, numa verdadeira briga de torcidas. 3. Isto seria suficiente para afirmar que o XV CONFENASPS não foi democrático, mas piora! Os encaminhamentos propostos nos Grupos de Trabalho, um momento onde seria possível trocar experiências e realizar um debate frutí

Respostas Sinceras #02: Qual o objetivo principal do projeto INSS "digital"?

“O objetivo do projeto INSS Digital é implantar a experiência piloto do novo modelo de atendimento em cinco polos de análise por superintendência e em 300 agências, de forma paulatina, até o final deste ano. A implantação do projeto será realizada em cinco fases, uma a cada mês, e, com base no acompanhamento dos resultados da experiência nas superintendências e gerências-executivas e colaboração dos servidores envolvidos, tanto nas APS (Agência da Previdência Social) quanto nos polos de análise, os fluxos operacionais do projeto serão construídos e aperfeiçoados. E, caso os resultados sejam satisfatórios, em 2018, o INSS Digital será implantado nas demais agências de forma gradual e controlada.¹” Apesar da confusão com os termos e a desconexão do objetivo apresentado, podemos dissecar as informações e colocá-las de acordo com a realidade, delimitando o tamanho da rede de atendimento do INSS e esclarecendo a diferença dos significados de “piloto” e a não citada “prova de c